Estratégias de marketing para lojas online

Criar uma lista de estratégias de marketing é muito fácil. Quer dizer, todo mundo conhece pelo menos o básico, como mídia social, SEO ou e-mail marketing.

Mas como você executa essas estratégias? E quais são as táticas de marketing específicas que não apenas funcionam, mas conduzem ao mais alto nível de crescimento? 

Neste post, apresentaremos algumas ideias de como você pode elevar o nível da sua loja online com as melhores estratégias de marketing.

1. Mídias Sociais

Nos dias de hoje, o marketing de mídia social é uma estratégia de marketing de internet bem conhecida. Mas existe um equívoco nas mídias sociais de que todo o objetivo é a visibilidade com o seu público atual. Isso nem sempre é verdade.

Claro, a mídia social é uma ótima maneira de se comunicar com seu público atual, mas visibilidade e comunicação não são suficientes para desenvolver uma marca ou empresa.

Você precisa de pessoas para compartilhar suas coisas com seus amigos (e amigos de amigos e amigos de amigos de amigos)! Mas como você faz com que seus seguidores atuais compartilhem sua marca ou negócio com seus seguidores? Conteúdo! Conteúdo realmente muito bom.

Por exemplo, se você é um varejista de moda online e vende bolsas de luxo como  Bolsa Prada, provavelmente não obterá a maior parte de suas vendas do LinkedIn, que atende mais a um público B2B (business to business). Quais são as estratégias de marketing online que você deve experimentar nas redes sociais? 

Compartilhe conteúdo gerado pelo usuário. Seus clientes e fãs delirantes postarão conteúdo nas redes sociais. Compartilhe esse conteúdo com seu público (com a permissão deles, é claro). Isso ajudará a fidelizar o cliente e a aliviar um pouco sua carga de trabalho.

A popularidade das bolsas Prada é evidente com os clientes que usam a hashtag #pradabags para compartilhar fotos deles mesmos usando as bolsas da grife italiana.

O Marketing da Prada pode então repassar essas fotos em suas redes sociais como prova social e mostrar seus modelos de bolsas para alcançar mais views e alavancar suas vendas. 

2. SEO

Se você deseja tráfego de pesquisa orgânica para seu site, é necessário otimizar para pesquisa. SEO pode parecer complicado e confuso, mas os princípios básicos são fáceis de aprender.

SEO real – o tipo que gera grandes resultados, geralmente consome muito tempo e dinheiro. Mas acertar os princípios básicos de SEO pode ser feito de graça, sem muito do seu tempo.

Se o seu site está executando o WordPress, como 26,2% de todos os sites fazem, a primeira coisa que você deseja fazer é instalar o plugin Yoast SEO e passar pelos princípios básicos de sua configuração.

Em seguida, verifique o Guia do Iniciante em SEO da Moz (é gratuito) e folheie-o, aplicando o conhecimento que você obtém quando vê onde pode ser aplicado de forma rápida e fácil. Não, fazer essas coisas não substitui a contratação de um SEO em tempo integral ou uma empresa de SEO, mas é muito melhor do que não fazer nada.

Por exemplo, ao ter conteúdo sobre moda de luxo e brechós online, você ainda pode introduzir o conceito da revenda e mercado secondhand como uma forma potencial de comprar bolsas Prada.

Ele permite que você atinja um público mais amplo que ainda pode estar interessado em seus produtos.

3. Marketing de conteúdo

O conteúdo é a espinha dorsal da Internet. Se você pensar sobre isso, quase tudo que você vê online é conteúdo (por exemplo, vídeos, artigos, postagens de blogs, infográficos etc.) de algum tipo.

Esta é a definição do Google para marketing de conteúdo: Um tipo de marketing que envolve a criação e o compartilhamento de material online (como vídeos, blogs e postagens em mídias sociais) que não promove explicitamente uma marca, mas tem o objetivo de estimular o interesse por seus produtos ou serviços.

baixe Grátis

O marketing de conteúdo é sem dúvida uma das estratégias mais importantes de marketing na internet porque, sem ele, muitas outras estratégias não existiriam (ou não seriam eficazes).

Aqui estão duas razões principais pelas quais o conteúdo – e o marketing desse conteúdo – é benéfico para quase todas as empresas:

  • O conteúdo educa clientes em potencial sobre seu produto ou serviço. Por que alguém pagaria por algo se não sabe o que está comprando? Este é o vazio que o conteúdo preenche.
  • O conteúdo oferece uma oportunidade para você ou sua empresa ser um líder inovador em seu setor. Ser um líder inovador resulta em excelente exposição da marca e pode abrir muitas portas em seu espaço específico.

Por exemplo, para sua loja online de revenda de bolsas Prada você pode criar diversos posts de modelos que agradam diversos públicos, tanto o feminino quanto o masculino, já que a Prada tem uma linha masculina muito boa e bem conceituada no mercado da moda de luxo.

Isso ajudará seus clientes a ficarem mais informados, mas também os manterá vendo e visitando os seus produtos.

Eventualmente, quando os clientes desejam comprar outro estilo, é mais provável que sejam de você. Por quê? Porque o marketing de conteúdo também melhora a retenção de clientes!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.