Gestão de redes sociais – como fazer?

Fazer a gestão de redes sociais é fundamental para o engajamento com o seu público e para a construção da imagem adequada da sua empresa.

No entanto, ao contrário do que muitos acreditam, essa gestão vai muito além da publicação de imagens e textos no perfil da marca, tudo de forma aleatória e sem critério.

Isto porque, ela é algo que exige muita estratégia e planejamento para que os objetivos do seu negócio sejam alcançados no mundo digital.

Então, quando feita de maneira correta, o gerenciamento lhe permite ter uma relação direta com o seu público alvo, o que fortalece os vínculos e possibilita maiores as vendas.

Afinal de contas, o principal objetivo dessa ação é informar o cliente sobre a marca, oferecendo informações interessantes e que sejam capazes de mantê-lo atento ao que a sua empresa tem a comunicar.

Sendo assim, para aproveitar ao máximo dessa estratégia tão importante, veja abaixo como fazer a gestão de redes sociais.

Conheça seu público alvo

A gestão das redes sociais tem início no conhecimento sobre o perfil do seu público alvo.

O motivo para isso é que de nada vai adiantar muito planejar todo o conteúdo se ele não for focado nas pessoas certas.

Por conseguinte, entender seus potenciais clientes é fundamental para garantir que você tenha resultados realmente positivos.

Dentro desse contexto, busque se informar sobre algumas questões importantes do seu público, como:

  • Idade;
  • Em quais redes sociais eles estão;
  • Como se comportam na internet;
  • Quais conteúdos mais acessam.

A partir disso, vai ser mais fácil nortear as suas ações de gerenciamento, conseguindo assim atingir as pessoas realmente certas.

Em contrapartida, sem o público alvo bem delimitado, é bem provável que todas as suas estratégias nas mídias sociais não causem o efeito desejado. Aliás, é bem provável até mesmo que você só perca tempo e dinheiro com as ações sem segmentação.

Planeje o conteúdo

Um dos grandes erros na gestão de redes sociais é a falta de planejamento dos conteúdos, pois ela leva a desorganização.

Dessa maneira, pode ser que em algum dia, ou até mesmo vários, você não tenha absolutamente nada para publicar.

Então, quando retornar a fazer postagens, o conteúdo do feed não vai chegar até todos os seus seguidores, pois seu alcance diminuiu.

Ora, o Instagram e Facebook, por exemplo, tem medidas rigorosas e seus algoritmos não perdoam quem passa tempo demais sem postar.

Sendo assim, a melhor forma de driblar esse problema é realizando o planejamento, que pode ser feito por semana ou por mês.

No entanto, esteja sempre pronto para agir rapidamente e fazer mudanças nos conteúdos, pois um assunto em alta hoje, pode estar velho amanhã.

Além disso, as tendências vão surgindo, especialmente na era dos memes, e você precisa “surfar nessa onda” também.

Crie uma identidade visual

A identidade visual também faz parte do gerenciamento de redes sociais, pois ela transmite os posicionamentos, valores e até mesmo os diferenciais do seu negócio.

Mas, por que isso é importante? Porque sem a identidade a sua marca não tem personalidade!

E, como você já deve saber, as redes sociais são um ambiente visualmente atrativo, especialmente o Instagram.

Portanto, ter uma identidade visual é uma forma simples de encantar e atrair       o público alvo, fazendo com que a sua marca seja mais facilmente reconhecida.

Como resultado, suas publicações não vão ficar perdidas em meio a tantas outras, o que acontece muito comumente nas redes sociais.

Desenvolva conteúdos atrativos para a gestão de redes sociais

Existem muitos conteúdos na internet e as pessoas têm acesso a tudo que é desenvolvido quase que imediatamente.

Por esse motivo, em meio a avalanche de tantas informações, conseguir se destacar é um dos maiores desafios na gestão das redes sociais.

No entanto, para ter bons resultados, a saída é criar conteúdos atrativos e relevantes.

Isso significa que você deve considerar os desejos e necessidades do seu público alvo para esse desenvolvimento. Entendeu de novo a importância de conhecê-lo?

À vista disso, evite focar-se apenas nos produtos e serviços da empresa, pois nem sempre os seguidores estão dispostos a comprar.

Aliás, as mídias sociais são usadas mais para entretenimento do que a compra em si, pois a aquisição de algo dentro dessas plataformas acaba sendo apenas um efeito colateral de ações estratégicas e coerentes.

Em contrapartida, utilize a rede social para informar, esclarecer dúvidas e até mesmo promover interação entre o público e a empresa.

Então, no momento certo, os seus seguidores vão fazer a compra do que você vende sem pressão alguma.

Interaja com os seguidores

Outra recomendação super importante para a melhor gestão de redes sociais é a interação com os seguidores.

Afinal de contas, as redes sociais servem exatamente para isso e visam aproximar o público do seu negócio.

Por conta disso, jamais deixe aquele comentário sem resposta na sua publicação, pois isso pode demonstrar um certo descaso e distanciamento.

Inclusive, essa recomendação é válida até mesmo para críticas, por mais que elas sejam feitas por um perfil fake.

Isto porque, ser desrespeitoso com esse tipo de interação pode acabar gerando uma repercussão negativa para o seu negócio, o que afeta de maneira direta a imagem da sua empresa.

Afinal, hoje na era das redes sociais qualquer comentário ou resposta torta pode viralizar e prejudicar totalmente o seu negócio.

Utilize hashtags nas suas redes sociais

As hashtags também ajudam bastante para a melhor gestão das redes sociais, pois elas são capazes de atrair pessoas e aumentar assim o seu número de seguidores.

Entretanto, essas tags devem ser escolhidas de maneira estratégica, sempre levando em consideração o seu tipo de negócio, caso contrário não terão efeitos.

No mais, é válido desenvolver uma hashtag para a sua marca, que precisa ser de fácil assimilação e escrita.      

Então, as pessoas podem utilizá-las também, criando novamente essa relação de confiança e amizade entre você e seu público.

Incite emoções

Para um gerenciamento de redes sociais eficientes é interessante que você incite emoções nos seus seguidores.

A razão para isso é que conteúdos que passam surpresa, alegria, esperança ou qualquer outro tipo de sentimento tende a ter um maior número de engajamento.

Aliás, você pode até mesmo parar agora para reparar no seu feed como isso tende a acontecer com uma certa frequência. Então, tente se conectar emocionalmente com seus seguidores, mostrando, especialmente, que você leva em consideração as causas que são importantes para eles.

Análise seus resultados para boa gestão de redes sociais

É impossível falar em gestão de redes sociais sem citar a análise dos resultados, que lhe ajudam a entender se as suas estratégias estão funcionando ou não.

Isto porque, essas métricas lhe mostram quais são os tipos de conteúdo que mais geram engajamento e que são relevantes para o seu público alvo.

Por conseguinte, todas as suas ações serão mais direcionadas para o que traz resultado e funciona de verdade.

Nesse caso, é válido salientar que é essencial utilizar ferramentas que fazem o monitoramento das redes sociais e que fornecem métricas sobre o seu perfil.

Então, com dados em mãos, você vai ser capaz de adotar estratégias direcionadas e eficientes.

Conclusão

A gestão de redes sociais permite que a sua empresa ganhe mais visibilidade, por isso ele deve ser feito de maneira cuidadosa e profissional.

Logo, é fundamental que você faça uso das dicas que foram citadas acima para tornar tudo mais fácil.


5 Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Falar Via ZAP
Quer Ajuda?
Olá 👋
Posso Te ajudar?